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EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

reorganizar a produção na propriedade, de forma a cons-

truir no movimento da comunicação que Freire traz na obra

Comunicação ou Extensão. A Educação Popular do Campo

desmistifica as relações campo e cidade permitindo leituras

da realidade e organização da sociedade. A escola pública

é disputada pelo projeto liberal nacional constantemente e

a educação transformadora pressupõe comunicação e não

a extensão (FREIRE, 1983) pois, ninguém liberta ninguém a

tomada de consciência é individual, mas só pode acontecer

no coletivo. A educação bancária jamais permitirá a leitura

de mundo do proletariado, tanto menos a transformação

das relações opressoras.

REFERÊNCIAS

FREIRE, Paulo,

Pedagogia do Oprimido

.

6. ed. Rio de Janei-

ro: Paz e Terra, 1978.

FREIRE, Paulo.

Pedagogia da Autonomia

:

saberes necessá-

rios à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo.

Extensão ou Comunicação.

Tradução de Ro-

sisca Darcy de Oliveira; prefácio de Jacques Chonchol

7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. 93 p. (O Mun-

do, Hoje, v. 24).

MARX, Karl.

O Capital:

Crítica da economia política: livro I: o

processo de produção do capital/Karl Marx; tradução

Rubens Enderle. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2017.

PALUDO, Conceição.

Educação popular em busca de al-

ternativas:

uma leitura desde o campo democrático

popular. Porto Alegre: Tomo Editorial; Camp, 2001.

PARO, Vitor Henrique.

Gestão Democrática da Escola Pú-

blica.

São Paulo: Ática, 1997.