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EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Vejamos os desdobramentos numa experiência de tra-

balho realizada durante o ano de 2017, na EMEF Marechal

Deodoro, da rede municipal de ensino de Canguçu/RS. Tra-

ta-se de, por intermédio da disciplina de AAR – Agricultura

e Administração Rural estabelecer vínculos com princípios e

práticas que visem aproximações com a Educação do Cam-

po. Tivemos como objetivo estabelecer o movimento teó-

rico-prático dos conteúdos da disciplina na horta escolar,

estabelecendo diálogo com o contexto rural da comunidade

escolar. Neste texto o referencial teórico principal é Paulo

Freire com as obras Extensão ou Comunicação e Pedagogia

do Oprimido, em diálogo com Paludo (2001), Marx (2017).

Partimos da metodologia materialista histórico dialéti-

ca, trazendo enquanto análise inicial a dificuldade de romper

com a estrutura escolar enrijecida. A escola estar no cam-

po não significa rompimento com a educação urbanizada

e rural, sendo ainda necessária uma caminhada relevante e

significativa para dimensionarmos uma práxis de Educação

do Popular do Campo

3

. No entanto, há evidências do dese-

jo de discussão da educação urbanizada pela comunidade

escolar – pais, os professores tem opiniões adversas: alguns

esperançosos com relação ao reconhecimento do campo

enquanto resistência ao modelo hegemônico do agropop e

outros apostando na educação rural do agropop da quali-

dade de vida urbanizada.

ANÁLISE

O trabalho foi desenvolvido junto à escola durante o

ano de 2017, por intermédio de duas disciplinas AAR - Agri-

cultura e Administração Rural e uma disciplina específica da

escola denominada Meio Ambiente, nos anos finais do En-

sino Fundamental - 6º ao 9º ano. A proposta de trabalho foi

relacionar os conteúdos de ambas disciplinas com o contex-

to rural da comunidade escolar, estabelecendo o movimen-

to teórico e também prático na horta da escola. Para tanto,

3

Paludo (2001).