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EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

mesmo, bem como interpretar os significados que as pes-

soas dão a ele. Desta forma, utilizou-se entrevistas e instru-

mentos tais como: questionários, observações, dossiês, do-

cumentos, falas, depoimento, documentos da proposta do

PROEJA-FIC, proposta das escolas, atas de reuniões, entre

outros. Para a análise dos processos de formação dos estu-

dantes foram explorados os registros das aulas, produções,

fotos, falas, relatos orais e escritos, etc. Já em relação aos

professores, as propostas de trabalho individuais e coleti-

vas, relatos, atas de reuniões, dentre outras. Neste trabalho

optou-se por apresentar algumas concepções que identifi-

quem esta proposta educacional com a Educação Popular

compreendida como a educação que prioriza o princípio

da participação popular, a solidariedade na direção de um

projeto político de sociedade mais justo e mais humano, a

partir da fala dos estudantes.

O que possibilita pensar o Proeja FIC como uma pro-

posta de educação popular tem a ver com a capacidade de

transformação da vida das pessoas, que se encontram ex-

cluídas na sociedade. Tem a ver, também, com a capacidade

de libertação e emancipação das pessoas, da reinvenção do

modo como vivem e da transformação do mundo, isso vin-

culado aos princípios da educação dialógica de Paulo Freire

(1996) que reconhece o homem como ser histórico e social,

da práxis com visão crítica e capacidade criativa.

Os desafios dessa reflexão sobre o PROEJA FIC se dá

pelos seus objetivos, os quais buscam promover a qualifi-

cação profissional inicial/continuada dos jovens e adultos,

bem como garantir o ingresso/reingresso no ensino fun-

damental, de modo que os sujeitos tenham condições de

transformar sua história de vida em direção à cidadania ple-

na; resgatar os conhecimentos, qualificando-os profissional-

mente a partir destes e da compreensão do trabalho como

princípio educativo.

Então, buscou-se entender quem é este sujeito? Quais

suas expectativas quanto à escolaridade? E a profissiona-

lização? Que transformações ocorreram em sua vida e na