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EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

ção e de ânsia por novas descobertas, de autonomia e de

subversão aos limites que o sistema os impõe.

Paulo Freire em suas obras escreveu repetidas vezes a

respeito das diferenças entre os docentes opressores, que

formatam, e os humanistas, que constroem

com

. Nesse sen-

tido, vale a pena relembrar que “para o educador humanista

[...] a incidência da ação é a realidade a ser transformada

por e

com

os outros homens e não estes. Quem atua sobre

os homens para, doutrinando-os, adaptá-los cada vez mais

à realidade que deve permanecer intocada são os domi-

nadores.” (FREIRE, 2018, p. 117) Ainda assim, é importante

reforçar que, apesar de haver essas duas correntes de pen-

samento opostas dentro do colegiado, é possível desempe-

nhar um trabalho de qualidade no PROEJA do IFRS Campus

Porto Alegre realizando a troca de saberes que oportuni-

zam os educandos à construção de resultados positivos na

sua formação integral humana, identitária, cultural, cidadã e

profissional.

RESULTADOS ALCANÇADOS

Ao ler os escritos dos nossos egressos, contatamos

que os resultados propostos pelo PPC do PROEJA do IFRS

Campus Porto Alegre estão sendo plenamente alcançados.

Da mesma forma foram alcançados os objetivos deste texto

que previa trazer à luz a produção de final de curso dos nos-

sos estudantes e ponderar sobre a condição heterogênea

de pensamento docente que compõe o curso em questão

e de que forma o grupo contribui e certamente contribui

positivamente, não fosse assim, não teríamos os resultados

que temos com os TCCs que demonstram autonomia e visão

crítica de mundo, bem diferente das lentes do senso comum

que ingressam no curso no primeiro semestre.

A construção coletiva em busca de um mesmo ideal

de educação não é tarefa fácil, ainda mais quando se trata

de um grupo com mais de 30 professores com participação

inconstante dentro do curso e seis turmas de em média 15

a 20 estudantes. Entretanto, a reflexão acerca dos TCCs pro-