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EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

O ENVOLVIMENTO DOCENTE NOS TCCS

Somos seres incompletos em busca da completude e

da evolução. Ainda que algumas pessoas pareçam estar em

situação estática, presas ao tradicionalismo formal e conser-

vador do modo de pensar o mundo, este gira, muda e elas

acabam saindo do lugar lentamente, mesmo sem perceber,

sendo levadas pela leve e constante brisa do desenvolvi-

mento humano. A educação, por ser uma fatia desse univer-

so em incessante fluxo, segue o mesmo caminho, bem como

os agentes com ela mais ou menos comprometidos.

O envolvimento dos docentes na construção dos TCCs

do PROEJA do IFRS Campus Porto Alegre mantém-se na

perspectiva de cumprir o PPC do curso. Embora uns mais

seguidores de Paulo Freire e militantes fervorosos da edu-

cação popular, outros menos ou freireanos só na teoria e

outros, ainda, declaradamente avessos a Freire, o grupo de

professores desempenha a sua função social buscando co-

laborar da melhor maneira possível com a formação dos es-

tudantes.

A atuação docente contribui desde o início do curso

para a produção final do trabalho de conclusão de curso.

Muitos educandos, quando começam a pensar no tema que

desejam trabalhar, optam primeiro pela escolha do orienta-

dor e, posteriormente, adequam o assunto à área de domí-

nio do professor. Esse movimento acontece de forma inver-

sa ao que a lei de atração da física nos apresenta, pois no

caso das definições de temas e orientadores, prevalece a lei

da simpatia que atrai e não a dos opostos.

Nesse momento, fica claro, o cidadão que além de fre-

quentar o curso em busca de conteúdos e de um diploma,

decidiu libertar-se da opressão, e os que buscam o/a pro-

fessor/a “durão”, “exigente”, “difícil” como dizem alguns es-

tudantes. De forma alguma estamos afirmando que os pro-

fessores com as caraterísticas mencionadas anteriormente

são incapazes de orientar bons trabalho, da mesma maneira

que não asseguramos que os freireanos são profissionais re-

lapsos e que passam a mão na cabeça dos estudantes sem a