Table of Contents Table of Contents
Previous Page  390 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 390 / 2428 Next Page
Page Background

390

EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

escravidão no Brasil; Responsabilidade social empresarial:

uma vantagem competitiva; Relato de vida: a mulher, mãe,

estudante e trabalhadora situação no mundo do trabalho;

Obsolescência Programada; Relatório de Prática Profissio-

nal; Transporte Metroviário na região metropolitana de Por-

to Alegre – RS; A imagem feminina na propaganda brasilei-

ra; Prática Profissional - a atuação na empresa pública de

transporte e circulação; Perfil do vigilante no mercado atual;

Proposta de padronização do processo de recrutamento e

seleção de estagiários para o IFRS Campus Porto Alegre. Es-

ses não são todos os títulos

3

dos TCCs produzidos, mas por

eles podemos ter uma ideia das reflexões realizadas e de

que são assuntos do cotidiano das estudantes e dos três

estudantes, salientando que a maioria dos educandos con-

cluintes é mulher.

Algumas educandas realizaram seus trabalhos basea-

dos na leitura crítica das suas trajetórias enquanto mulheres

e trabalhadoras. O texto

Relato de minha prática profissional

e de vida

inicia assim: “Esta caminhada pra mim foi muito

longa, foi um caminho onde achei que não iria chegar.”(RO-

SA, 2016, p. 3) A seguir a ex-trabalhadora de serviços gerais,

que subiu de cargo na empresa após se formar, registra:

Agradeço a todos professores pela atenção e de-

dicação que tiveram comigo a todo o momento,

por cada palavra e cada puxão de orelha e sempre

confiando na minha capacidade. [...] Agradeço mui-

to a minha orientadora e professora, [...] que nun-

ca desistiu de mim, sempre se dedicou com toda

atenção e carinho. [...] Cada palavra dita por ela foi

uma enorme força para mim, você acreditou e in-

sistiu que eu continuasse nesta caminhada, fez com

que eu seguisse em frente para poder concluir esta

grande etapa da minha vida. (ROSA, 2016, p.3)

Esse agradecimento espontâneo carregado de uma

autoestima positiva que surgiu ao concluir o curso se deve

a um trabalho freireano realizado com muito afinco e per-

3

Todos os trabalhos de conclusão de curso estão disponíveis para consulta

e podem ser solicitados pelo e-mail

proeja@poa.ifrs.edu.br