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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

como autor da história; 3. Trabalho, Cultura e Administração:

a produção de saberes e de valores compartilhados; 4. Ciên-

cia e Tecnologia: os princípios científicos e a construção do

conhecimento; 5. Sociedade e Responsabilidade Socioam-

biental: o mundo que queremos construir; 6. Profissão: o

Técnico em Administração e suas possibilidades de atuação.

O perfil desejado do profissional egresso do PROEJA

do IFRS Campus Porto Alegre é algo que semestralmente

é levado em consideração pelos docentes ao orientar os

educandos na produção dos seus TCCs. Segundo o PPC do

curso,

o Técnico em Administração é profissional que atua

de forma criativa, ética, empreendedora, consciente

do impacto socioambiental e cultural de sua ati-

vidade, considerando os princípios e técnicas ad-

ministrativas e às relações interpessoais nas orga-

nizações. Conhece a legislação, os processos e os

sistemas das diferentes organizações, seus princí-

pios de negociação, os instrumentos de informáti-

ca e reconhece a influência do cenário econômico

nas instituições. É um profissional capacitado para

trabalhar nos diferentes tipos de organizações nos

diversos setores da economia, sejam negócios pró-

prios, ou de terceiros, públicas ou privadas, ou ain-

da empreendimentos sociais. (IFRS, 2012, p. 15)

Além das características mencionadas, espera-se que

o formando tenha competência comportamental-atitudinal,

competência técnica-cognitiva e que desenvolva as habili-

dades adquiridas na vida e dentro do curso o qual adota

alguns pressupostos pedagógicos, dentre eles:

proposição de alternativas pedagógicas que con-

templem a terminalidade escolar, a formação hu-

mana e a formação profissional que permita com-

preender o mundo, compreender-se no mundo

e nele atuar na busca de melhorias das próprias

condições de vida; valorização dos saberes e de

experiências de vida trazidas pelos estudantes e

professores no processo de construção escolar e

no desenvolvimento da prática pedagógica. (IFRS,

2012, p. 17)