Table of Contents Table of Contents
Previous Page  388 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 388 / 2428 Next Page
Page Background

388

EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Posto isso, observa-se que o TCC do PROEJA do IFRS

Campus Porto Alegre, possui uma proposta totalmente frei-

reana pensada e registrada no PPC do curso e que abre um

horizonte de possibilidades aos educandos para pesquisa-

rem de forma crítica sobre os mais diversos assuntos e de-

monstrarem as habilidades adquiridas durante os três anos

de estudos, bem como as que trouxeram das suas experiên-

cias de vida e que foram melhor desenvolvidas a partir dos

estudos realizados. O TCC é, portanto, a atividade que une

todo o conhecimento do curso e que exige do formando a

reflexão crítica sobre a sua prática diária. Ele é a atividade

tida pelos educandos como de maior destaque, pois nela

eles reconhecem a própria identidade cultural, assumem os

riscos da pesquisa, a aceitação do novo e de repensar os

seus conceitos abandonando qualquer forma de discrimina-

ção intelectual que possam ter carregado. O trabalho final,

além de produzido em 10 páginas de pensamento crítico

e reflexivo, também é apresentado a uma banca composta

por docentes do Campus ou de outras instituições de ensi-

no, diante das turmas de estudantes dos outros semestres

do curso.

ALGUNS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DO CURSO

TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO MODALIDADE PROEJA

(2015 -2017) DO IFRS CAMPUS PORTO ALEGRE

Paulo Freire em “A importância do ato de ler” registra

o último texto que fecha o

Caderno

. A mensagem expressa

aborda um raciocínio semelhante ao que os professores e

educadores, que orientam os TCCs do PROEJA, costumam

afirmar aos seus educandos-orientandos vez ou outra:

[...] Esperamos que tenhas gostado da [...] experiên-

cia de aumentar os conhecimentos que já tinhas,

por causa de tua prática [...] a experiência de con-

solidar e aprofundar, em grupo, os conhecimentos

que obtiveste na primeira fase dos teus estudos e a

de ganhar outros conhecimentos. A experiência de

discutir mais organizadamente um maior e varia-