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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

de licenciatura(s) a atribuição direcionada para a coordena-

ção das ações. Também é necessário ressaltar que as ações

da monitoria propostas atendem a configuração dos Insti-

tutos, ou seja, contemplam estudantes dos cursos técnicos

integrados ao Ensino Médio até os cursos de Educação Su-

perior. Nesse sentido e sem desconsiderar os objetivos mais

amplos da monitoria no processo de formação docente,

uma das perspectivas que melhor definem o que se preten-

de com a ação da monitoria, em sua relação direta com os

estudantes monitorados, é a perspectiva do trabalho peda-

gógico de tutoria direcionado aos estudantes indígenas.

CONCLUSÕES

A partir dessa perspectiva o IFRS-

Campus

Sertão tem

obtido resultados satisfatórios com a execução do programa

de monitoria acadêmica, fechando algumas lacunas existen-

tes no processo ensino-aprendizagem. Além da melhora pro-

gressiva nas notas dos estudantes, a interação social destes

alunos também é percebida pelos professores titulares, que

conseguem perceber que no espaço extra-classe há uma mo-

vimentação positiva no desempenho destes estudantes.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Senado Federal,

Lei Federal n.º 5540

, de 28 de no-

vembro de 1968.

CANDAU, V. M. F. (org.),

A didática em questão

. 30 ed. Pe-

trópolis, Vozes, 2010.

FREIRE, Paulo.

Pedagogia da Autonomia

: saberes necessá-

rios à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

______.

Pedagogia do Oprimido

. 47 ed. Rio de Janeiro: Paz

e Terra, 2005.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLO-

GIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS).

Projeto Peda-

gógico Institucional

. Disponível em:

<http://www.ifrs. edu.br/site/midias/arquivos/201226102555931ppi_ versao_final.pdf>

. Acesso em: 08 mar. 2018.