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EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

ou mais o tempo gasto para a aquisição dos conhecimentos

elementares. O uso de monitoria sempre foi uma estratégia

utilizada em escolas unidocentes, cuja prática era atender,

na mesma sala de aula, alunos da 1ª à 5ª série, pois, assim,

os mais experientes ajudavam os que estavam cursando sé-

ries mais iniciais. No Ensino Superior, somente na década de

1960, com a Lei de Reformulação do Ensino Superior (Lei nº

5540/68), é que se instituiu oficialmente a figura do monitor.

Assim, as tarefas assumidas pelos estudantes moni-

tores têm como objetivo auxiliar o professor titular, e, nos

cursos superiores, a monitoria tem sido utilizada, com mui-

ta frequência, como estratégia de apoio ao ensino, espe-

cialmente para atender estudantes com dificuldades de

aprendizagem. Percebe-se, em sua aplicabilidade, que ela

conserva a concepção original, pela qual os estudantes mais

adiantados nos programas escolares auxiliam na instrução e

na orientação de seus colegas.

Respaldada em lei, essa estratégia, prevista nos regi-

mentos das instituições e nos projetos pedagógicos insti-

tucionais, pode potencializar a melhoria do ensino de gra-

duação, mediante a atuação de monitores em práticas e

experiências pedagógicas, em disciplinas que permitam ar-

ticulação entre teoria e prática e integração curricular. Visa

também oportunizar ao graduando atitudes autônomas pe-

rante o conhecimento, assumindo, com maior responsabili-

dade, o compromisso de investir em sua formação.

A monitoria tende a ser representada como uma ta-

refa que solicita competências do monitor para atuar como

mediador da aprendizagem dos colegas, contando para sua

consecução, com a dedicação, o interesse e a disponibilida-

de dos envolvidos. Nessa perspectiva, o monitor atua como

orientador e organizador das propostas de ensino quer em

pequenos grupos, quer em atividades com a turma toda.

Verifica-se que as atividades de monitoria dizem res-

peito a uma ação extra-classe que busca resgatar as dificul-

dades ocorridas em sala de aula e propor medidas capazes

de amenizá-las. O trabalho de monitoria sob esse enfoque