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EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

certo que supera o ingênuo tem que ser produzido

pelo próprio aprendiz em comunhão com o profes-

sor formador. (FREIRE, 1996, p. 42-43).

Nessa perspectiva, o envolvimento de professores e

estudantes dos cursos de licenciatura nas ações de monito-

ria e no grupo de estudos, visa fortalecer e valorizar o diá-

logo, oportunizando experiências dialógicas aos docentes

e aos estudantes do

Campus

Sertão. Trata-se também de

um conjunto de ações que buscam valorizar o papel que os

cursos de licenciatura podem assumir no âmbito do Institu-

to agregando a isso o protagonismo dos estudantes desses

cursos. Portanto, nem a monitoria acadêmica e nem o grupo

de estudos encerram em si mesmos, mas se retroalimentam.

Nessa estratégia pedagógica, há outros três elemen-

tos: a) corporificação da palavra pelo exemplo (FREIRE, 1996).

Com isso quer-se dizer que para além do discurso sobre a

reflexão crítica da prática são necessárias ações sistemáticas

e organizadas que oportunizem tal finalidade; b) o diálogo

compreendido como fenômeno humano e que por isso é

constituído de ação e reflexão, portanto não está reduzido

a simples conversação (FREIRE, 2005); c) convicção de que a

mudança é possível, o “mundo não é. O mundo está sendo”

(FREIRE, 1996). Nesse último item o programa tem estreita

ligação com a concepção de educação manifestada no Pro-

jeto Pedagógico Institucional (PPI) do IFRS.

O IFRS entende a educação como um processo com-

plexo e dialético, uma prática contra-hegemônica que en-

volve a transformação humana na direção do seu desen-

volvimento pleno. Além disso, deve ter um caráter não

dogmático, de modo a que os sujeitos se auto-identifiquem

do ponto de vista histórico. Cabe observar que as ações do

programa buscam fortalecer as políticas de ações afirmati-

vas decorrentes dessa concepção de educação, bem como

problematizar questões do trabalho pedagógico que expo-

nham e permitam problematizar as contradições.

No programa proposto, a monitoria acadêmica está

articulada com o grupo de estudos, tendo o(s) estudante(s)