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EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

gicas que tenham por foco a subjetividade do aprendiz e as

interações entre os diferentes sujeitos. Configura um currí-

culo desenvolvido com base na interdisciplinaridade e na

assunção da transitoriedade da ciência e, por consequência,

no aprendizado contínuo. Defende a valorização da racio-

nalidade intuitiva e a incorporação da visão ecológica no

processo educativo, pautadas pela interatividade e interde-

pendência das relações naturais, sociais e culturais. Legitima

a educação como um sistema transformacional e dialógico,

traduzida nas relações educador-educando, educando e seu

contexto, universidade e comunidade, compreendendo o

indivíduo como um ser indiviso que constrói o conhecimen-

to usando as sensações, as emoções, a razão e a intuição

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Nessa andarilhagem, incursionamos no mapeamento

das etapas de implantação da política institucional de exten-

são da ULBRA (historicização, ressignificação, territorializa-

ção, sistematização, integração extensão-pesquisa, curricu-

larização) e, a partir dos achados do percurso investigativo,

identificamos como sinalizadores da exequibilidade da reo-

rientação do eixo pedagógico:

• Natureza/identidade institucional (confessional, fi-

lantrópica);

• Ressignificação da extensão acadêmico-social, a

partir de programas e projetos de extensão;

• Trabalho em rede pesquisadora-coordenações (de

curso, acadêmicas, de extensão), NDEs e docentes;

• Reaproximação universidade-comunidade;

• Sistematização da arquitetura informacional de re-

gistros, controles, processos avaliativos;

• Formação continuada em extensão;

e da hierarquização de saberes imposta pela Modernidade, e em suas im-

plicações na educação superior.