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EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

um desafio maior do que a concepção da própria política, pois

as forças do sistema dominante, com a busca do maior lucro,

transformam o valor das terras, as tecnologias e influenciam

diretamente no objetivos e atuação de profissionais e entida-

des, bem como dos próprios interessados. Portanto, é preciso

qualificar, divulgar e fortalecer a ideia de acesso à terra, como

uma forma muito mais dinâmica, de vida, de desenvolvimento

de pessoas, de produção de alimentos, de fortalecimento de

valores, cultura e mais que isso, de um campo com gente.

Para tanto, a área do conhecimento em Ciências Agrá-

rias da URI-FW, desenvolve através de seu programa perma-

nente de extensão, ações complementares a formação acadê-

mica, a exemplo do convênio, oriundo do chamamento Públi-

co, número 01/2014, MDA/SRA, de qualificação, divulgação e

fortalecimento do programa no acesso à terra junto aos be-

neficiários e futuros beneficiários do Crédito Fundiário com a

participação das mulheres e jovens no Território da Cidadania

do Médio Alto Uruguai. É preciso aproximar a comunidade

da universidade, para que programas públicos, associados,

cooperados, construídos coletivamente, como do PRONERA,

possam efetivar melhorias no tecido social das comunidades.

A concepção de qualificar, divulgar e oferecer um pro-

jeto para debater a situação de desenvolvimento e das poten-

cialidades das áreas do Crédito Fundiário no território da cida-

dania do Médio alto Uruguai e seu entorno se dá em função

de algumas condições sociais, políticas, econômicas e ambien-

tais. Precisamos destacar a característica social da agricultura

familiar, capaz de construir sistemas próprios de vida e ade-

quados as reais necessidades, porém, faz-se necessários que

obtenham formação de qualidade, a fim de serem os sujeitos

em sua região, e que possam construir melhores condições de

vida para suas famílias, mas principalmente possam construir

mecanismos que valorizem o direito à terra, mãe terra.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A abrangência das atividades em questão, envolvem

ensino, pesquisa e extensão, vinculadas de forma direta ao