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EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

práticas pedagógicas que aproximavam os educandos a sua

realidade, entre elas a “alternância”

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de estudos no tempo

universidade e no tempo comunidade, mas que funcionava

de forma regular. Em 2012, inicia-se o debate da primei-

ra turma do curso Superior de Tecnologia em Agropecuária

da URI – FW, através do PRONERA e que fosse vinculado

aos beneficiários do crédito fundiário, a fim de atender esse

segmento de agricultura. Como o objetivo do curso é de

preparar profissionais para atuar como agentes de desen-

volvimento rural, com visão de planejamento e organização

de sistemas de produção agropecuários, bem como no pro-

cesso de agroindustrialização e comercialização de produ-

tos, buscando a sucessão rural (PROJETO PEDAGÓGICO DO

CURSO, 2014), as discussões foram avançando e em 2014,

após aprovação do projeto na chamada pública, edital do

PRONERA nº 03/2012, iniciou-se a primeira turma do país,

no Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária, com be-

neficiários do crédito fundiário oriundos do Território da Ci-

dadania do Médio Alto Uruguai.

Como mencionado, o sucesso da proposta pedagógi-

ca com a primeira turma do Curso Superior de Tecnologia

em Agropecuária, com beneficiários do crédito fundiário,

está nos pressupostos pedagógicos do PRONERA. Porém,

precisamos destacar a dinâmica da “alternância”, os suces-

sivos momentos de formação que caracterizam a trajetória

de formação dos educandos, o Tempo Universidade – TU, e

o Tempo Comunidade – TC. Estes diferentes tempos e espa-

ços de estudos, tornam o acadêmico capaz de dialogar com

sua realidade, propor momentos de estudo que aproximam

a ação da reflexão, a práxis, provocando ao sistema de en-

sino, a necessidade de buscar na transdisciplinaridade, res-

posta concretas, reais e que irão desenvolver capacidades

humanas próprias, individuais, mas integrais, no seu projeto

profissional e de vida e que juntas vão promover o desen-

volvimento local, a equidade social.

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DUFFAURE, André. Une Méthode Actived’ Apprentissage Agricole Paris:

AIMFR 1955 e CHARTIER, Daniel. À L’aube des Formations Par alternance.

Paris: INMFREO, 2003.