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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

de Frederico Westphalen – RS, com apoio da política pública

do PRONERA, possui um itinerário científico (ação – refle-

xão – ação), como diz Paulo Freire na obra pedagogia do

oprimido “A práxis, porém, é reflexão e ação dos homens

sobre o mundo para transformá-lo. Sem ela, é impossível

a superação da contradição opressor-oprimido”. (FREIRE,

1987, P.38). O que temos é uma dinâmica de ensino supe-

rior transformadora, capaz de mudar a realidade, estudando

seus anseios, seus limites e suas capacidades e é a partir

da reflexão de suas ações que o educando constrói novos

espaços, valoriza sua cultura e fortalece novas ações mais

sustentáveis e com responsabilidades mediadas pela socie-

dade em que vive.

Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo dis-

cutir sobre a práxis do PRONERA executado pela URI-FW

abrangendo jovens rurais beneficiários do PNCF. Para tal, foi

organizada uma seção onde dialoga-se sobre Educação no

Campo: O Contexto do Pronera junto aos Beneficiários do

Crédito Fundiário, a qual está subdividida em três questões

importantes: a primeira turma do Pronera com beneficiá-

rios do crédito fundiário, a segunda turma do Pronera com

beneficiários do crédito fundiário e a qualificação e fortale-

cimento do acesso à terra, por fim, as considerações finais.

EDUCAÇÃO NO CAMPO: O CONTEXTO DO PRONERA

JUNTO AOS BENEFICIÁRIOS DO CRÉDITO FUNDIÁRIO

Os grandes desafios da educação do campo, estão em

superar as relações clássicas de formação e organizar siste-

mas formais e informais de educação que possam sustentar

o desenvolvimento humano do campo, enfim, em todos os

níveis de ensino e que possam superar indicadores técnicos,

sociais, muitas vezes criados para compor vastos relatórios

que acabam por suportar apenas discursos políticos.

Pensar a educação como princípio pedagógico estra-

tégico para o desenvolvimento sustentável, é pensar a partir

da ideia de que o território pode e deve ser reinventado,

através das suas potencialidades e especificidades. O en-