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EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

que envolve o acesso a terra, a capacitação dos jovens e

o futuro da agricultura familiar. Por fim, observa-se grande

movimentação ao redor das teorias de Paulo Freire, pois a

relação entre a ação, reflexão, ação é o fio condutor da pe-

dagogia adotada no curso, “a formação em alternância” pois

a conexão entre os momentos que o educando permanece

no seu meio socioprofissional, no tempo comunidade, se

complementa no tempo universidade e o aprendizado faz

então sentido na vida real de cada educando.

Palavras-chave:

Crédito Fundiário. Educação do Campo.

Agricultura Familiar.

INTRODUÇÃO

A preocupação em torno dos processos sucessórios

nas propriedades agrícolas familiares estão na pauta do de-

senvolvimento rural contemporâneo, de processos como

estes depende a segurança alimentar da sociedade. Nessa

discussão o acesso a terra por parte de jovens rurais, as-

sim como a sua capacitação, através de políticas públicas

como o Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF) e o

Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRO-

NERA) precisam ser amplamente trabalhadas nos territórios

rurais, especialmente naqueles onde destaca-se a agricultu-

ra familiar.

Apontamos aqui a teoria de que os atores sociais, nes-

te caso os agricultores, beneficiários do crédito fundiário,

desenvolvem ações, que passam a fortalecer seu espaço so-

cial, tornando-os capazes de entender a si e a outros setores

da sociedade, mesmos a eles impostas condições de produ-

ção, de mercado, possuem capacidades de organização, de

inovação e construir alternativas produtivas, que os adap-

tam e levam a inserir-se como atores sociais.

A Pedagogia da Alternância utilizada no Curso Supe-

rior de Tecnologia em Agropecuária da Universidade Regio-

nal Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) – Campus