Table of Contents Table of Contents
Previous Page  321 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 321 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

321

EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

______. Ministério da Educação.

Documento Base PROEJA –

Ensino Médio

.

Brasília: MEC, 2009.

______.

Documento Base PROEJA Formação Inicial e Con-

tinuada/Ensino Fundamental

. Brasília: MEC, 2007.

______.

Decreto nº. 5.478

, de 24 de junho de 2005. Institui,

no âmbito das instituições federais de educação tec-

nológica, o Programa de Integração da Educação Pro-

fissional ao Ensino médio na Modalidade de Educação

de Jovens e Adultos – Proeja. Brasília, DF.

FERREIRA, Liliana Soares; MARASCHIN, Mariglei Severo.

Educação de jovens e adultos integrada à educação

profissional: histórico e perspectivas. In: 38ª REU-

NIÃO NACIONAL ANPEd, 01-05, out 2017, São Luiz,

MA.

Anais eletrônico…

Salvador: ANPEd, 2017. Dis-

ponível em:

<http://anais.anped.org.br/p/38reuniao/

trabalhos?field_prog_gt_target_id_entityreference_fil

ter=37>. Acesso em: 04 mar 2018.

FREIRE, Paulo.

Pedagogia da autonomia:

saberes necessá-

rios à prática educativa. 43 ed. São Paulo: Paz e Terra,

2011.

______.

Pedagogia do Oprimido.

58 ed. Rio de Janeiro: Paz

e Terra, 2014.

GADOTTI, Moacir.

Educação integral no Brasil:

inovações

em processo. São Paulo: Ed,L, 2009.

______; FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio.

Pedagogia:

diá-

logo e conflito. São Paulo: Cortez, 2008.

GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais, o princípio educativo,

jornalismo. In: ______.

Cadernos do cárcere.

Tradução

de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização

Brasileira, 2000. Caderno 12.

IFFar.

Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em

Computação.

Instituto Federal de Educação, Ciência

e Tecnologia Farroupilha. Santa Maria/RS: Reitoria,

2014.