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EIXO 16 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ÉTICA E ESPIRITUALIDADE

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

mente não seriam fatais em países desenvolvidos.

Cerca de 110 milhões de crianças no mundo todo

(quase 20% do grupo de idade) deixam de receber

educação primária(...). Mantidas as atuais tendên-

cias mais de 100 milhões de crianças morrerão de

doenças e desnutrição na década de 90. As causas

dessas mortes podem ser contadas nos dedos (...).

Morrerão ressequidas pela desidratação, sufocadas

pela pneumonia, infectadas pelo tétano ou pelo sa-

rampo ou asfixiadas pela coqueluche. Essas cinco

doenças muito comuns, todas relativamente fáceis

de prevenir ou tratar (...) (FREIRE, 1994, p. 95).

Outra passagem que reflete a barbárie das políticas

hoje em vigor no mundo que são mantidas pelos países lí-

deres da globalização neoliberal, revela o seguinte:

Em nível internacional começa a aparecer uma

tendência em aceitar os reflexos cruciais da ‘nova

ordem mundial’, como naturais e inevitáveis. Num

encontro internacional de ONGs, um dos exposito-

res afirmou estar ouvindo com certa frequência de

países do Primeiro Mundo a ideia de que crianças

do Terceiro Mundo acometidas por doenças como

diarreia aguda, não deveriam ser salvas, pois tal re-

curso só prolongaria uma vida já destinada à misé-

ria e ao sofrimento(FREIRE, 1997, p. 17).

Essa é a ideologia do

pragmatismo político

que, a par-

tir de seus planos estratégicos elaborados para obter maior

lucro possível nos negócios interplanetários, condena gran-

de parte da população mundial ao “destino trágico” de mor-

rer de fome, ou por doenças de simples cura, tal como uma

diarreia. Para essa visão de mundo, o ser humano não tem

valor, é um simples objeto de manobra que pode ser usado

como qualquer animal, máquina ou instrumento de produ-

ção e acumulação de riquezas. Quando não serve mais para

os “planos estratégicos” do acúmulo do lucro, é descartado

e fica à mercê de sua própria sorte.

É a partir desses planos políticos estruturados na óti-

ca da globalização neoliberal que ficam totalmente excluí-

dos aproximadamente dois terços da população mundial. O