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EIXO 16 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ÉTICA E ESPIRITUALIDADE

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

luta, enquanto co-autores da construção do mundo, deve

ser pautada a favor da

eticidade

da vida humana em socie-

dade, que implica a resistência contra a desumanização e na

construção de novas estruturas de organização do mundo.

Esse é o desafio intrínseco à proposta política de libertação

que deve partir dos oprimidos por que são os que mais so-

frem as consequências sociais desumanizadoras.

Uma proposta ético-política e pedagógica de inter-

venção no mundo não tem sentido algum se não é pau-

tada no resgate da

humanidade atrofiada

em milhões de

pessoas mo mundo todo. A perversidade e a indiferença

como são tratados os contingentes de seres humanos, que

não fazem parte dos planos estratégicos dos sistemas eco-

nômicos e políticos hoje vigentes, demonstra a

transgres-

são ética

que se encontra escancarada nos quatro cantos

do mundo. A defesa ética de nossa ação política passa pela

recusa em aceitar as

ideologias fatalistas,

que reproduzem

um determinismo histórico sempre justificador das práticas

anti-éticas. Não podemos aceitar, em hipótese alguma a

visão fatalista da história que quer nos imobilizar fazendo-

-nos perder a esperança diante do futuro social, político,

cultural e histórico.

Daí a minha recusa rigorosa aos fatalismos quie-

tistas que terminam por absorver as transgressões

éticas em lugar de condená-las. Não posso virar co-

nivente de uma ordem perversa, irresponsabilizan-

do-a por sua malvadez, ao atribuir a ‘forças cegas’ e

imponderáveis os danos por ela causados aos seres

humanos. (Freire, 1997, p.113).

A realidade é produção dos seres humanos e não um

destino trágico

que estaria acima de nosso poder de alterá-

-lo. As consequências das decisões políticas devem ser eti-

camente avaliadas e não simplesmente justificadas através

de argumentos fatalistas, cientificamente falsos e ideologi-

camente perversos à inteligência humana em seus diferen-

tes modos de perceber e significar o mundo.