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EIXO 16 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ÉTICA E ESPIRITUALIDADE

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

dor de resgatar a humanidade que está sendo atrofiada em

milhões de pessoas e essa é uma exigência radicalmente

prática - que deve se traduzir em transformações concretas

no cotidiano da vida em sociedade.

ALGUMAS PALAVRAS PARA FINALIZAR

O desafio das propostas freireanas, consideradas no

conjunto das reflexões que buscamos desenvolver acima,

demonstram a fecundidade de seu pensamento originaria-

mente inovador e libertário. Na raiz de suas propostas en-

contra-se uma pedagogia humanista e libertadora – que

constitui-se de modo original e fecundo para discutirmos

os tempos difíceis que vivemos no mundo atual

- en-

quanto base fundante de um projeto de sociedade livre e

democrática e de uma civilização humanizadora do mundo

e gentificadora das estruturas sociais. É uma pedagogia

que não representa mero projeto, mas já está sendo cons-

truída por inúmeras experiências sociais emancipatórias. É a

pedagogia libertadora como uma obra coletiva e partilhada,

porque aberta ao novo e às diferentes culturas em suas for-

mas criativas de organizar a vida.

REFERÊNCIAS

DUSSEL, Enrique. Ética de la Liberación.

In:

Ética do

Discur-

so e Filosofia da Libertação - Modelos Complemen-

tares.

São Leopoldo: Unisinos, 1994.

______

O Encobrimento do outro.

Petrópolis: Vozes, 1993.

FREIRE, Paulo.

Pedagogia do Oprimido

.

São Paulo: Paz e

Terra, 1993.

______

Pedagogia da Esperança

.

Rio de Janeiro: Paz e Terra,

1994.

______

Pedagogia da Autonomia

. São Paulo: Paz e Terra,

1997.

STRECK, Danilo; REDIN, Euclides, ZITKOSKI, Jaime.

Dicioná-

rio Paulo Freire

. Belo Horizonte: Autentica, 2016.