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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS

ENSINAR EXIGE CRITICIDADE

Um dos principais aspectos explorados por Freire

durante toda a obra, mas especificamente neste escrito, é

o processo de superação da curiosidade ingênua para a

curiosidade epistemológica. Tal superação se dá “na verda-

de, [...] associada ao saber do senso comum” ([1996] 2017,

p. 33), como uma possibilidade de criticizar a própria curio-

sidade, afim de não a estagnar apenas no “achismo” ou na

“ingenuidade” (idem).

Ao relacionar esse pressuposto à educação na in-

fância, deve-se destacar que a criança já nasce dotada de

curiosidade, pois “a curiosidade como inquietação indaga-

dora [...] faz parte integrante do fenômeno vital” (idem),

principalmente no perfil da criança. A fotografia a seguir,

de maneira excepcionalmente espontânea, mostra como

a curiosidade na criança deixa de ser algo que deva ser

neutralizado para algo que o faz, na prática, com que co-

nheça a si mesma e ao mundo que a rodeia. Leonardo

olha, atentamente, para o interior do sanitário, observando

como ocorre o processo urinário e como ele se sente em

relação a isso. Pode ser algo aparentemente insignificante,

mas para a criança possui grande relevância já que, muitas

vezes, é a partir de momentos cotidianos de curiosidade

que acontece a construção de saberes.