Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2357 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2357 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

2357

EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS

dições de verdadeira aprendizagem, os educandos vão se

transformando em reais sujeitos da construção e da re-

construção do saber ensinado, ao lado do educador, igual-

mente sujeito do processo” (FREIRE, [1996] 2017, p. 28).

Pode-se observar esta condição de aprendizagem nesta

fotografia, nas quais as crianças estão interagindo com o

material disponibilizado (calendário de rotina) e, através da

observação e discussão, conseguem identificar, temporal-

mente, em que momento estavam e quanto tempo ainda

faltava para o almoço.

As crianças dessa idade ainda não possuem capaci-

dades cognitivas para conseguir ler as horas de maneira

“convencional”, através de um relógio, por exemplo. Por

isso, tornar a rotina em um recurso visual e interativo auxilia

no momento de desenvolver seus saberes lógico-matemáti-

cos em relação à organização do tempo. Quando o docente

possibilita que a criança possa investigar o fenômeno em

questão mediante uma óptica própria, ele consequente-

mente colabora com a edificação da capacidade crítica des-

te educando, que vai, de acordo com suas especificidades,

compreendendo o mundo que o cerca, os fatos, fenômenos

e acontecimentos que fazem parte dele, indagando os pro-

cessos que levam a esses acontecimentos, como por exem-

plo, a organização temporal.