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EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

à ontologia e o mundo como algo a ser significado e ressig-

nificado pelo homem, possuem uma referência direta com

o período de crescimento

infância,

na medida em que esse

período é reconhecido como parte da “condição da existên-

cia humana” (FREIRE, [1968] 1997). O homem nasce e exis-

te nesse período, e isso faz com que todas as experiências

vividas desde então se tornem quase que exclusivamente

condicionantes da sua autonomia e da sua libertação.

Deste modo, ser criança é (literal e intelectualmente) o

ponto de partida para a humanização do ser como parte in-

tegrante de um meio social e cultural, ou seja, é neste ponto

que o sujeito se constitui homem, e todas as premissas que

o rodeiam vão condicionar a sua formação. Isto não signifi-

ca que esse processo não ocorra posterior à infância, pois,

como Freire cita “o inacabamento do ser ou sua inconclusão

é próprio da experiência vital. Onde há vida, há inacabamen-

to” ([1996] 2017, p. 29), e o homem está constantemente se

transformando através das experiências. Porém, o que torna

a educação na infância em algo de extremo valor é o fato

de que “a prática educativa [...] é algo muito sério. Lidamos

com gente, com

crianças

, adolescentes ou adultos. Partici-

pamos de sua formação. Ajudamo-los ou os prejudicamos

nessa busca. Estamos intrinsecamente a eles ligados no seu

processo de conhecimento” (FREIRE [1993] 2008, p. 47, apud

PELOSO; TEIXEIRA, 2011, p. 263, grifo meu).

Deste modo, a importância da Educação Infantil fica

clara, pois, sendo um espaço onde se “exige diálogo com

o mundo e com os outros” (STRECK, 2016, p. 138), neces-

sita de comprometimento por parte do docente para com-

preender as especificidades do público-alvo, suas necessi-

dades e anseios, já que “Educação Infantil não é campo para

amadorismo” (idem).

Entre os inúmeros processos necessários para com-

preender o universo infantil, um dos mais relevantes é o

processo de autonomia dos educandos, que se inicia desde

os primeiros dias de vida e se estende por toda a Educa-

ção Infantil. Paulo Freire, em sua obra “Pedagogia da Au-