Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2364 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2364 / 2428 Next Page
Page Background

2364

EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

posição do outro, que compreende o papel do educando em

sua própria aprendizagem. Além disso, o autor fala que

É o meu bom senso que me averte de que exercer

minha autoridade de professor na classe, tomando

decisões, orientando atividades, estabelecendo ta-

refas, cobrando a produção individual e coletiva do

grupo não é sinal de autoritarismo de minha parte

([1996] 2017 p. 60).

Nestas imagens, um ocorrido muito interessante pode

ser analisado pelo conceito aqui pontuado. Isabelly (dois

anos e cinco meses) sai da rodinha onde estão todos da tur-

ma e discretamente vai até o balcão sem que nenhuma das

professoras percebesse. Ela pega os livros, e quando perce-

be que está sendo observada, disfarça e vai até a professo-

ra com os livros, entregando-os para ela. Essa foi a melhor

maneira encontrada por Isabelly de dizer a professora que

ela gostaria de ouvir histórias. A professora, então, recebe

os livros e, após as cantigas, faz um momento para contação

de histórias.

Com a atitude da professora, verifica-se que ter bom-

-senso faz com que o aluno seja respeitado em seus anseios

e desejos, dando a ele a segurança de que será acolhido

pelo seu entorno.