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EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

gogia da Autonomia

([1996] 2017), bem como o livro

Peda-

gogia do Oprimido

([1968] 1997). Para fins desta pesquisa, o

livro Pedagogia da Autonomia será analisado sob a perspec-

tiva de fotografias que serão efetuadas através de uma ob-

servação realizada em determinada instituição de Educação

Infantil no município de Sapiranga, com crianças de quatro

meses de idade a seis anos de idade.

ANÁLISE

Conforme já explicitado, serão analisadas fotografias

realizadas em uma instituição de Educação Infantil através

dos pressupostos teóricos de Paulo Freire identificados na

obra

Pedagogia da Autonomia

.

Em primeira instância, a obra citada tem seu interesse

centrado especialmente na prática docente, através de tópi-

cos que ampliam e refinam a importância da compreensão

do homem como um ser inacabado, ou seja, em desenvolvi-

mento constante, do ensino como uma especificidade pura-

mente humana, que nos diferencia dos outros animais e da

prática de ensinar como um processo de construção e não

como uma transmissão de saberes.

A partir disso, alguns tópicos do livro serão abordados

através de fotografias, não necessariamente de um ponto

de vista positivo, pois a prática nem sempre está alicerçada

em sua teoria literalmente.

ENSINAR EXIGE RIGOROSIDADE METÓDICA

A rigorosidade metódica aqui tratada está em opo-

sição à

educação bancária

2

abordada por Freire em muitas

de suas falas, pois discute persistentemente que “nas con-

2

A educação bancária explorada por Freire na obra Pedagogia da Auto-

nomia (FREIRE, [1996] 2002) está diretamente relacionada com um ponto

abordado pelo autor repetidas vezes, que é de que o ensino democrático

não pode estar vinculado a uma prática docente que utiliza da transmissão

de conhecimento, que deposita no discente suas ideias de mundo e tende

a pormenorizá-los em relação a sua ideia de mundo a priori.