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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS

tos de sua própria história. Se não for assim professor, aí é

necessário rever nossa prática diária e nossa escolha pelo

magistério.

Partindo do sentido que mudar é difícil, mas não im-

possível, o grande desafio da educação popular é buscar a

coerência entre o discurso e a prática num contexto per-

verso do neoliberalismo. Para que isso ocorra é preciso hu-

mildade, tolerância e esperança. No livro “À sombra dessa

mangueira” Freire define as dificuldades encontradas por

nós educadores em nossa sociedade:

(...) uma sociedade desafiada pela globalização da

economia, pela fome, pela pobreza, pelo tradicio-

nalismo, pela modernidade e até pós-modernida-

de, pelo autoritarismo, pela democracia, pela vio-

lencia, pela impunidade, pelo cinismo, pela apatia,

pela desesperança, mas também pela esperança.

(Freire, 1995, p. 59).

As “Pedagogias” escritas por Freire nos remetem a

grandes reflexões e buscam a libertação de homens e mu-

lheres para que assim ocorram as transformações que a so-

ciedade necessita.

Acredito que como professora de berçário hoje, posso

contribuir, desde já garantindo seus direitos e encorajando-

-os a serem mais.

Vamos resgatar a humanidade e alegria em nossas es-

colas, continuar reinventando Freire e assim contribuir para

mudança necessária na educação de nosso País.

REFERÊNCIAS

BRASIL.

Base Nacional Comum Curricular

. Disponível em

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/

Acesso em 23

de março de 2018.

BRASIL.

Referencial Curricular Nacional para a Educação

Infantil

. Ministério da Educação e do Desporto. Se-

cretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF,

Volume I, 1998.