Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2278 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2278 / 2428 Next Page
Page Background

2278

EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Embora o cuidar seja indissociável ao ensinar, sentia

muita preocupação de estar apenas atendendo aos cuidan-

do básicos dos bebês, mas com o passar dos dias as apren-

dizagens e evoluções iam surgindo naturalmente.

Assim como a Educação de Jovens e Adultos a Educa-

ção Infantil, nos últimos anos começou a ser olhada commais

atenção. Os bebês estão em evidência. Podemos observar as

Leis e Diretrizes que garantem hoje um olhar mais sensí-

vel aos nossos pequenos. Nota-se também um aumento no

número de vagas oferecidas, a contratação de profissionais

graduados e alimentação de qualidade para as crianças. A

inclusão da Educação Infantil no Fundo de Desenvolvimento

da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Edu-

cação-FUNDEB foi um grande avanço para essa modalidade.

“A escola pública é a escola da maioria, das perife-

rias, dos cidadãos que só podem contar com ela.

Nenhum país do mundo se desenvolveu sem uma

boa escola pública. Nenhuma sociedade se desen-

volveu em incorporar a grande maioria dos seus

cidadãos ao bem viver. A escola pública do futuro,

numa visão cidadã freireana, tem por objetivo ofe-

recer oportunidades concretas de libertação para

todos. Ele entendia a escola a pública como escola

pública popular”...(Gadotti, 2007, p.40)

Quando se fala em cuidados de crianças na educação

infantil logo se remete aos cuidados básicos de segurança

e bem estar, então se tratando de bebês, isso aflora nossos

sentidos. Receber um bebê de quatro meses para passar o

dia na escola requer muita responsabilidade por parte de

toda equipe. Cuidados básicos, estímulos, preparação dos

alimentos, espaços seguros e muito carinho. É de extrema

importância um olhar individual para cada deles durante a

rotina.

Os dias foram passando e a nossa sintonia só aumen-

tava. Abraços, beijos, um cheiro, uma mão que segura, uma

palavra que encoraja.

Nossas manhãs eram de aprendizagens e descobertas

no pátio. Brinquedos, sol, areia, grama, água, gelo, gravetos,