Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2276 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2276 / 2428 Next Page
Page Background

2276

EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

busca por leituras e trocas com as demais colegas foi fun-

damental para me fortalecer como professora de berçário.

O planejamento compartilhado com as colegas possibilitou

uma maior compreensão e logo uma maior aprendizagem

sobre minha nova realidade.

O trabalho direto com crianças pequenas exige que

o professor tenha uma competência polivalente.

Ser polivalente significa que ao professor cabe tra-

balhar com conteúdos de naturezas diversas que

abrangem desde cuidados básicos essenciais até

conhecimentos específicos provenientes das diver-

sas áreas do conhecimento. Este caráter polivalente

demanda, por sua vez, uma formação bastante am-

pla do profissional que deve tornar-se, ele também,

um aprendiz, refletindo constantemente sobre sua

prática, debatendo com seus pares, dialogando

com as famílias e a comunidade e buscando in-

formações necessárias para o trabalho que desen-

volve. São instrumentos essenciais para a reflexão

sobre a prática direta com as crianças a observação,

o registro, o planejamento e a avaliação. (BRASIL,

1998, p. 41).

Assim a prática pedagógica que tanto me preocupava,

foi tomando um novo sentido nesta faixa etária. Comecei

a fazer registros diários sobre os estímulos e descobertas

feitas pelos bebês todos os dias. As fotografias colaboraram

muito nos registros de minha prática diária, pois existem

aprendizagens que não cabem no papel.

Senti-me privilegiada por estar num ambiente tão rico

de possibilidades. Quando pensava em construir algo, en-

contrava-o pronto. Então organizei naquele momento uma

planilha com todos os recursos disponibilizados e separan-

dos por grupos de faixa etária da sala. Cada dia da semana

recursos diferentes pensados para cada grupoestavam pre-

sentes no espaço dos bebês.

Nas áreas externas não foi diferente. Painéis senso-

riais, brinquedos na praça como balanços, motocas, caixa de

areia, parede musical, quadro de giz, parede para pinturas

com guâche, entre outros. Faltava levar os alunos para ex-