Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2284 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2284 / 2428 Next Page
Page Background

2284

EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

tes plásticas, esculturas recicláveis, argila, massinha de mo-

delar, papel machê, colagens, trabalhar a imagem estáticae

em movimento, fazendo fotos, imitando a imagem da obra

de arte a ser trabalhada, fazendo atividades que envolvam

a arte do impressionismo e o expressionismo, utilizando

diferentes técnicas de pinturas, trabalhando com texturas,

dramatizações de poesias, figuras artísticas e confecção de

dobraduras. Todas as atividades serão expostas e discutidas

com as crianças. Como resultados, espera-se que todos os

envolvidos percebam a importância da linguagem artística e

como expressá-la, a partir do desenvolvimento da capacida-

de criadora, o despertar da sensibilidade a todo o ambiente

que nos cerca, com sua vida e riqueza e a todas as pessoas.

REFERÊNCIAS

FREIRE, Paulo. MACEDO, Donaldo.

Alfabetização:

Leitura

do mundo, leitura da palavra. Tradução de: OLIVEIRA,

Lólio Lourenço de. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra,

2013.

FREIRE, Ana Maria Araújo (Org).

Pedagogia da libertação

em Paulo Freire.

São Paulo: Unesp, 2001.

LEVIN, Esteban.

A infância em cena

– Constituição do su-

jeito e desenvolvimento psicomotor. Petrópolis: Vozes,

1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Bá-

sica.

Diretrizes Curriculares Nacional para a Educa-

ção Infantil.

Brasília: MEC/SEB, 2010.