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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS

essa experiência é fundamental, o convívio com os pais e

irmãos é o que prepara a criança para o convívio em socie-

dade, as histórias contadas pelos avós nos apresenta o seu

passado, aprendem a se conhecer como um ser histórico,

ao brincar exercitam o diálogo, cooperação e situações de

conflito. Toda essa bagagem é importante para um momen-

to posterior quando a criança vai para a escola e se depara

com outros saberes, ela passa a ter outras experiências.

E sob o viés da teoria do desenvolvimento do conheci-

mento histórico-cultural, de Lev Vygotsky, que dá ênfase às

relações sócio–culturais, a aprendizagem não existe de for-

ma segmentada e isolada, mas sim na integração, interação

e intervenção no meio social, portanto, o desenvolvimento

intelectual acontece no compartilhamento das experiências

com os outros. Como explica:

Os mecanismos de mudanças individuais teriam

suas raízes na cultura e sociedade, sendo a lingua-

gem um processo extremamente social que, através

da interação social, transformar- -se-ia em um pro-

cesso profundamente pessoal, precedendo dessa

forma o pensamento. (MAIA, 2015, p. 25)

Estaria relacionada ao seu espaço cultural, seu meio

ambiente, pois seriam as relações sociais responsáveis pela

qualidade do processo de mediação e reconstrução do co-

nhecimento, MAIA (2015, p 28), leva em consideração o co-

nhecimento de mundo que a criança traz destas experiências,

para então assim possibilitar estratégia de ensino aprendiza-

gem que contemple o educando em sua integralidade.

As crianças da atualidade são o reflexo direto do rit-

mo acelerado das transformações, mais nítido nas últimas

décadas, de forma que a escola deve estar atenta às mudan-

ças e procurar estar embasada teoricamente, sensibilizada e

humanizada para acolher esses sujeitos com características

individuais, vivências específicas e com tantas informações a

sua disposição.

Entender a escola na sua atualidade e pensar qual o

papel desta para a sociedade é tarefa dos profissionais da