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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS

A Base Nacional Comum Curricular nos aponta um

novo olhar para a Educação Infantil, buscando valorização e

reconhecimento dos bebês como seres não passivos.

Esta nova versão da BNCC, passa a adotar objetivos

específicos para três categorias da educação infantil: crian-

ças de zero a 1 ano e 6 meses; 1 ano e 7 meses a 3 anos e

11 meses;

Ela não segue as divisões mais tradicionais por áreas

de conhecimento e componentes curriculares, mas de áreas

denominadas “campos de experiência”, que incorporam di-

mensões como o “brincar” e “explorar”, consideradas indis-

pensáveis à formação das crianças nesta faixa etária.

Um novo olhar para a formação de professores precisa

acontecer agora, para acompanharmos os avanços e objeti-

vos lançados para o ensino do País.

Durante minha formação, realizamos algumas práticas

e observações nas escolas de Educação Infantil com berçá-

rios, bem como a leitura de materiais, debates sobre as prá-

ticas realizadas, mas nada se compara a me tornar uma das

professoras da turma de Nível 1(berçário) em abril de 2017,

na cidade de Campo Bom, Rio Grande do Sul.

Depois de muitos anos, sem atuar em sala de be-

bês, me deparei em uma turma de 18 bebês de docência

compartilhada com mais duas professoras. Confesso que o

medo e a insegurança tomaram conta de mim, mas o fato

de aceitar estar onde estava já me fez compreender os be-

bês como seres de sensações e diferentes linguagens. Certa

vez ouvi de um sábio amigo: O que você faz no seu trabalho

com os bebês? Respondi que ensinava e aprendia. Então ele

me disse:- Desta vez você vai aprender mais do que ensinar.

Definitivamente ele tinha toda razão.

É preciso estar disposto e dar o máximo de si para

trabalhar com os bebês. Aprender a ver o mundo com os

olhos de uma criança novamente, cheio de possibilidades e

descobertas em tudo que nos cerca.

Querer estar com eles foi primordial, mas a pesqui-

sa, como sempre, teve um papel de extrema importância. A