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EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

cipação na intervenção nas propostas escolares; incentivar a

criação de formas de participação cidadã, tendo o estudante

como protagonista do processo; identificar espaços formais

e informais de participação dos estudantes na escola.

As ações da escola estão pautadas por documentos

como o Regimento Escolar e o Projeto Político Pedagógico,

os quais requerem a participação da comunidade escolar na

sua elaboração. Durante a análise destes documentos teori-

camente a escola prevê que essa participação dos estudan-

tes aconteça de forma clara e efetiva.

BASES TEÓRICAS DA PESQUISAS

Conforme diz Ferreira (1999), participar significa estar

inserido nos processos sociais de forma efetiva e coletiva,

opinando e decidindo sobre planejamento e execução, ou

seja, os sujeitos envolvidos na escola devem procurar uma

participação com base no diálogo, na democracia, visando

a maior autonomia de todos os segmentos que compõem

a escola.

Segundo Paro (2016), a escola deve ser espaço da

gestão democrática onde se propõe a democratização da

escola pública que tenha efetiva participação de pais, edu-

cadores, alunos e funcionários da escola.

Trazendo para discussão o tema gestão escolar, essa

ideia de gestão pressupõe um contexto com novos papeis,

dentre eles o exercício da cidadania, permitindo pensar a

gestão para articular ações que se efetivem no cotidiano

escolar, mudando a visão da instituição escolar e o seu sig-

nificado político e social, procurando em seus espaços uma

participação significativa de todos os segmentos.

A proposta da escola cidadã deve levar em conta a

gama de saberes dos estudantes, este trabalho não se pro-

põe a ensinar-lhes cidadania, mas fazer com que saibam a

importante arma, ferramenta que tem nas mãos. Quando

entram para a escola eles já tem a leitura de mundo que

deve ser carregava durante a sua vida estudantil e deve va-

ler-se para além dela. Freire coloca: