Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2173 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2173 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

2173

EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA

tipo intervenção pedagógica é aquela por meio da qual o

pesquisador planeja e intervém com a intenção de produzir

avanços e, posteriormente, avalia os efeitos produzidos. Em

seu relato de pesquisa deve contemplar dois componentes

principais:

O método da intervenção deve ser descrito por-

menorizadamente, explicitando seu embasamento

teórico. Aqui, o foco do autor do relatório deve es-

tar voltado somente à sua atuação como professor

(agente da intervenção). O método de avaliação da

intervenção tem o objetivo de descrever os instru-

mentos de coleta e análise de dados utilizados para

capturar os efeitos da intervenção. (...) tendo o foco

na atuação do autor como pesquisador. A avalia-

ção da intervenção (...) é igualmente composta por

dois elementos: os achados relativos aos efeitos da

intervenção sobre seus participantes e os achados

relativos à intervenção propriamente dita (DAMIA-

NI et al.,2013, p. 62).

O projeto de intervenção contará também com o ins-

trumento Portfólio digital para análise e coleta de dados, os

estudantes do 8° ano, terão cada um o seu portfólio onde

farão as anotações dos encontros, versando sobre questões

pertinentes ás discussões.

Os portfólios têm sido descritos como uma coletâ-

nea das evidências que documentam o desenvolvimento,

as competências e as habilidades do Indivíduo (Waterman,

1991). O valor de um portfólio está caracterizado em seu

desenvolvimento, envolvendo uma autorreflexão dos estu-

dantes levando-os à auto avaliação, oferecendo oportunida-

de para ampliar suas aprendizagens, Gelfer e Perkins (1998,

p.44) afirmam que portfólios são mais que simples arquivos

ou uma coleção de performances dos estudantes. Um port-

fólio pode ser considerado como um arquivo de produções

dos estudantes produzido de acordo com seus interesses.

Nesse portfólio digital os estudantes registraram seus con-

ceitos, suas percepções obtidas durante os encontros, ao

final de cada um deles terão um tempo para fazer esse re-

gistro já que a escola dispõe da Sala de Informática.