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EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

A experiência de uma das autoras como professora e

diretora, por muitos anos, de uma escola municipal de edu-

cação infantil e ensino fundamental fez emergir essa temá-

tica e se propõe o debate de como tornar frequente o aluno

ausente nas escolas públicas.

Pessoas envolvidas com a dinâmica escolar sabem do

programa existente para resgatar esses discentes infrequen-

tes, em especial, as FICAIs. Pelo fluxograma, as escolas são

responsáveis por reconhecer a infrequência, preencher os

dados e encaminhá-los aos demais procedimentos previs-

tos. E se a burocracia atrapalha? E quando o educador não

comunica, com a desculpa de que o aluno fora da sala de

aula não o incomoda e opta pela comodidade de se abster

da situação? Muitos desses alunos infrequentes são indisci-

plinados e revoltados, até como mecanismo para chamar a

atenção.

Educadores desmotivados, sem amorosidade para com

os demais agentes do processo educacional e vítimas de

questões visíveis e debatidas nos encontros dos profissionais

da educação, como salário, carga horária excessiva, subem-

pregos, submetidos à situações de violência, famílias deses-

truturadas, educandos impacientes, são realidades a serem

problematizadas com preocupações mais atentas, para que

possam ser incluídas no conjunto das reivindicações e refle-

xões, visando-se qualificar a educação e o ensino com ações

efetivas, eficientes e eficazes, concebendo-se políticas de

gestão e operacionalidade mais sensíveis, atentas e adequa-

das aos componentes valorados por Paulo Freire em aspectos

como a dialogicidade, a humanização e a amorosidade.

Concebendo-se a educação com a amplitude maior

do que o próprio processo ensino-aprendizagem, se esse já

apresenta graves problemas estruturais e de organicidade,

é previsível que também a educação sofra dessas incom-

pletudes incompreensíveis por parte dos gestores públicos

de todos os níveis de governo. Todavia, reconhecem-se ten-

tativas que procuram ser inovadoras, porém que tem seu

nascimento fragilizado pelos demais determinantes que in-