Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2111 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2111 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

2111

EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA

Aprende-se em Freire (2000), que não é a educação

que forma a sociedade de uma determinada maneira e, sim,

a sociedade que, tendo formado a si mesma, de certa forma,

estabelece o processo educacional que está de acordo com

os valores praticados por essa mesma sociedade.

Ensinou o mestre, que há um todo complexo sistema

envolvido para que o aluno retorne à sala de aula e ao pro-

cesso de ensino-aprendizagem. No entanto, ao contemplar

pesquisas, relatos de experiências e outras reflexões teóri-

cas, verifica-se que o sistema brasileiro de educação e dos

demais setores envolvidos em parceria e rede de serviços

sobrevivem diante de uma espécie de caos nos municípios

brasileiros, cujas demandas, inclusive às escolas, ao Ministé-

rio Público e ao Conselho Tutelar, “faltam pernas” para dar

conta, assim como, empilham-se problemas intrafamiliares

e de vizinhança, como nas criminalidades de abuso e maus

tratos, principalmente, contra crianças.

A escola e sua coletividade de professores e demais

servidores, por seu lado, não conseguem atender a tan-

tas dificuldades e embaraços vigentes no meio escolar. O

comprometimento institucionalizado da rede de ensino, do

mesmo modo, agrava-se em problemas e os recursos se

evadem, sendo menores por toda sorte de contextos buro-

cratizantes, como o congelamento e a racionalização dos re-

cursos materiais, humanos e financeiros. Com essa minimi-

zação orçamentária e de estimulações pessoalizadas onde

captar recursos e motivações para que as aulas se tornem

mais atrativas?

O antropólogo, sociólogo e filósofo Edgar Morin

(2017, p. 1) recomenda com propriedade: “É preciso edu-

car os educadores”! Ressalta que o professor possui uma

missão social e a gestão e a opinião pública precisam ter

consciência dessa missão. Adiciona-se essa afirmativa pela

carência de que sejam pensadas políticas mais qualificadas

para dinamizar o processo educacional como um todo. Ace-

na-se para a necessidade de que os professores dialoguem

com outros campos do conhecimento e do saber.