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EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Freire (2000) reafirma que “ensinar é substantivamente

formar”. Ensina, por sua compreensão, que “saber ensinar não

é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para

a sua produção ou a sua construção”, bandeira de trabalho

para o cotidiano dos educadores e da comunidade escolar.

Muitos programas dentro das políticas públicas

atraem os educandos para o meio ambiente vigente na es-

cola. Pela experiência, cita-se, como exemplos, o Programa

Escola Aberta e o Programa Mais Educação, que proporcio-

nam atividades em fins de semana e no contraturno, com di-

versas oficinas e ações programáticas. A que mais se destaca

é a parte esportiva, meio pelo qual, muitos desses resgates

ocorrem. Importante salientar que através do esporte pos-

sibilitam-se desenvolver vários valores e medidas relaciona-

das ao trabalho social, comunitário e educativo.

Se programas como esses têm comprovações de re-

sultados ao menos satisfatórios, lamenta-se que, nos últimos

anos, essas oportunidades estão devassadas e excluídas das

escolas com o argumento racionalizador e pouco inteligente

de cortes por motivos redutores nos recursos financeiros.

Mais uma grande perda!

Toda a vez na qual os ditames econômicos e financei-

ros cortarem verbas nos orçamentos públicos para as esco-

las e os programas sociais, se estará invertendo a prioridade

pelo ser humano e pela sua qualidade da vida. Como garan-

tir que exista amorosidade?

Outra situação grave está no fato de que a ineficiência

e ineficácia dos programas oficiais transferem ao grupo do-

cente as responsabilidades por esses fracassos, deixando-os

abandonados, desmotivados e, em alguns casos, até doen-

tes física e emocionalmente. Se os educadores partirem e

organizarem os estudos a partir do que conhecem da vida

do seu aluno, certamente, se terá amorosidade e se estará

prevenindo a infrequência. No entanto, como fazê-lo se nem

a ele, docente, é assegurado esse direito humano essencial?

Toda a comunidade escolar precisa ser valorizada,

sentir-se parte integrante da escola, da comunidade e da