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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

2113

EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA

terferem no fluxograma das ações a serem implantadas e

implementadas pelos agentes e profissionais da educação.

É o caso da Ficha de Comunicação de Aluno Infrequente-FI-

CAI, objeto a ser comentado nos espaços seguintes.

A FICHA DE COMUNICAÇÃO DE ALUNO INFREQUENTE

CONTROLA O ABANDONO ESCOLAR?

Esta

análise

começa contemplando a Ficha de Co-

municação de Aluno Infrequente-FICAI, instituída em 1997,

com a intenção de estabelecer o controle da infrequência e

do abandono escolar de crianças e adolescentes, em Porto

Alegre-RS.

Através da parceria estabelecida entre o Ministério Pú-

blico, a Secretaria Estadual de Educação, a Secretaria Muni-

cipal de Educação de Porto Alegre e os Conselhos Tutelares

sediados no município, a FICAI implantada, recebeu revisões

em 2011 e atualização periódica, além de novas parcerias na

modalidade de estratégias interinstitucionais enfocadas no

trabalho em rede de cooperação.

OMinistério Público do Rio Grande do Sul-MPRS (2018)

lista como novas parcerias nesse esforço conjunto, a partir de

2011: a Federação das Associações dos Municípios (FAMURS),

o Conselho Estadual de Educação (CEED), a União Nacional

dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), a União

Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), o

Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS), a Associação

dos Conselheiros Tutelares do RS (ACONTURS) e o Conselho

dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDICA).

Maior dinâmica foi estabelecida em 2012, quando o

Ministério Público (2018), com a anuência dos demais par-

ceiros, firmou um convênio com a PROCEMPA, com o objeti-

vo de desenvolver um sistema informatizado para dar maior

agilidade nos encaminhamentos da Ficha FICAI. Com esse

acompanhamento do sistema pela web, acredita-se que a

probabilidade do retorno do aluno à escola aumenta.

Trata-se de uma ficha

on line

, em formato eletrônico,

na qual a escola, o Conselho Tutelar e o Ministério Público,