Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2096 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2096 / 2428 Next Page
Page Background

2096

EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Segundo Luise Weiss (1997, p. 20) no livro Brinquedos

& Engenhocas os registros dos brinquedos infantis podem

ser encontrados em diversas culturas e remontam as épo-

cas pré-históricas, demonstrando que é natural ao homem

brincar:

O brinquedo, enquanto objeto real, manipulável,

tem acompanhado a evolução do homem, intera-

gindo em seu espaço físico, em suas funções e em

seu próprio aspecto. As atividades das crianças são

essencialmente lúdicas (e não competitivas) e têm

como função primordial a descoberta do mundo

que as rodeia: a criança se desenvolve brincando.

A relação entre o brincar e o desenvolvimento infantil,

já foi amplamente indicada e discutida por uma série de teó-

ricos, tanto da área da psicologia como da pedagogia. Nos

primeiros anos de vida a criança estabelece relações com o

mundo e com as pessoas que o cercam. Ao brincar, tem a

possibilidade de representar o mundo real e se apropriar dele

interagindo com outras crianças e adultos, construindo hipó-

teses, respeitando regras. “Na instituição de educação infantil

torna-se necessário que os espaços e as atividades estejam

direcionados para a valorização do brincar, pois quanto mais

ricas

forem às experiências oferecidas mais interessantes e

enriquecidas será o brincar”. (CARNEIRO, 2010, p. 20).

As brincadeiras são um excelente recurso de apren-

dizagem e desenvolvimento e devem fazer parte da rotina

nas atividades da educação infantil. As diretrizes curricula-

res apontam para essa necessidade. É importante que os

profissionais que trabalham com crianças, percebam a im-

portância da riqueza em estímulos que o ambiente deve

ter, para assim desafiar as crianças com atividades que en-

volvem o brincar.

Observando as crianças se relacionando ou fazendo

relação com o ambiente que a cerca, pude perceber o quan-

to é influente o espaço no seu desenvolvimento. Ele enri-

quece suas ações fazendo com que a aprendizagem e o seu

desenvolvimento aconteçam de maneira ordenada, contri-