Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2097 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2097 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

2097

EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA

buindo para seu crescimento. Durante o estágio a percep-

ção de que a alteração e a mudança no ambiente, fazendo

adaptações pudessem ajudar de alguma forma, foi muito

importante, pois, foi gratificante notar o ganho que temos

em relação a acertos nesse sentido.

Proporcionar essas mudanças requer um olhar com

percepção para com as necessidades e possibilidades de

cada lugar ou local. Toda e qualquer mudança muitas ve-

zes não são fáceis, pois, existe certa resistência por parte

daqueles que não têm a mesma vontade de fazer o algo a

mais ou até mesmo participar do crescimento e desenvol-

vimento do aluno.

No estágio dos anos iniciais a

utilização da metodo-

logia de projetos como estratégia de aprendizagem, com

temas geradores, proporcionou um ambiente motivador e

propício ao ensino, podendo ser um instrumento que auxi-

lie as crianças em seu desenvolvimento. Na escola a criança

vivencia grandes desafios e descobertas, que por sua vez, ga-

rante o amadurecimento dos seus aspectos físicos, psíquicos

e sociais, ampliando assim cada vez mais sua visão de mundo.

Além disso, faz com que a mesma tenha participação ativa em

todas as etapas da construção do seu conhecimento.

Assim, trabalhando com projetos didáticos interdisci-

plinares foi uma excelente forma de atrair o interesse pelo

conhecimento. Neste momento, o educador oferece uma

gama de estratégias, oportunizando o fazer mútuo.

Segundo Barbosa e Horn (2008, p. 87)

A pedagogia de projetos vê a criança como um ser

capaz, competente, com um imenso potencial e

desejo de crescer. Alguém que se interessa, pen-

sa, duvida, procura soluções, tenta outra vez, quer

compreender o mundo a sua volta e dele participar,

alguém aberto ao novo e ao diferente. Para as crian-

ças, a metodologia de projetos oferece o papel de

protagonistas das suas aprendizagens, de aprender

em sala de aula, para além dos conteúdos, os di-

versos procedimentos de pesquisa, organização e

expressão dos conhecimentos.