Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2093 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2093 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

2093

EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA

Talvez a pesquisa seja a ferramenta mais significativa,

ou uma das, no processo de construção, na formação e ao

longo de toda a vida acadêmica, e porque não dizer durante

a docência.

Conforme Stecanela (2008, p.4),

Desenvolver um projeto de pesquisa em sala de

aula, por si só já constitui um desafio. Organizar os

dados que se constrói com ela, interpretá-los, siste-

matizá-los e comunicar os resultados e conclusões

a que se chegou, num evento científico, é o tes-

temunho de que é possível estabelecer o diálogo

entre os saberes da vida e os saberes escolares.

Porém, não ter, ou não seguir algo pré-estabelecido,

não determina que não possa ir ao encontro daquilo que

se pretende realizar. Stecanela (2004, p. 183), afirma que “a

realidade ajuda a situar qual será nosso ponto de partida,

considerando a realidade concreta, tanto dos sujeitos quan-

to do objeto de conhecimento e do contexto em que se dá

a ação pedagógica”. Segundo essa concepção, há vários ní-

veis de análise da realidade, desde o conhecimento de uma

situação global, passando pelo conhecimento da comuni-

dade, até chegar ao contexto da sala de aula e dos saberes

prévios dos alunos.

Também nos mostra que a educação pode ser trans-

portada para fora do espaço escolar, e ao mesmo tempo ser

recebida de fora para dentro, transcendendo e permitindo

as trajetórias de cada um, ou até mesmo de um grupo. Em

nossa caminhada devemos almejar uma formação que seja

reflexiva, pensar em sua ação e na ação, o professor preci-

sa ter a investigação e o planejamento como ferramentas

transformadoras.

Durante o caminho percorrido até aqui, creio ter ad-

quirido conhecimento para iniciar minha caminhada na área

da educação, nas experiências vividas através das disciplinas

cursadas e os momentos de estágio. A percepção não só do

que deu certo e foi positivo, mas também dos momentos

em que errei e pude constatar onde havia errado, e com