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2010

EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

trumentalizar as educandas e os educandos nos processos

tecnológicos e como esses podem melhorar os processos de

construção da formação inicial docente. A Pedagogia, vista

como objeto de estudo da ciência da educação, necessita

pensar a formação do pedagogo e de sua identidade pro-

fissional com base nas pedagogias emergentes, dentre elas,

a que compreende o pedagogo na visão das pedagogias

contemporâneas: visão de atuação e articulação com dina-

micidade, encantamento e cooperação entre as disciplinas e

entre os contextos possíveis à profissão.

Para o Curso de Pedagogia do CESURG, a disciplina de

Comunicação, Educação e Tecnologias justifica-se pela pro-

posta de trabalho dinâmica e contextualizada que fornece

suporte para uma compreensão geral e holística do mun-

do contemporâneo, globalizado e tecnológico, contribuin-

do para a construção de habilidades necessárias não ape-

nas durante o curso, mas também nos contextos práticos

da profissão e das perspectivas de atuação no mercado de

trabalho. A proposta é que a disciplina contribua com a for-

mação docente pautada no desenvolvimento na concepção

de uma Pedagogia do Movimento, propondo desafios e um

modo de encarar as tecnologias como aliadas no processo

de ensino-aprendizagem.

Nossa compreensão é de que a docência hoje está

diante de novos desafios. No contexto atual, da chamada

“sociedade da informação” (CASTELLS, 1999), a garantia da

aprendizagem dos saberes necessários ao educador atual

torna-se ainda mais necessária a todos nós, para poder-

mos circular, atuar e intervir no mundo. Ao mesmo tempo,

a incorporação de diferentes conhecimentos, originários do

mundo tecnológico e de diferentes culturas e modos de ser,

faz-se necessária para o alargamento da compreensão de

mundo e para a viabilidade de uma sociedade mais igua-

litária e democrática. Diante desse novo panorama social,

a docência precisa ser pensada na articulação com outros

atores sociais que compõem a vida da escola e da comu-

nidade. As educadoras/ os educadores dificilmente conse-