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2006

EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

te a utilização dos Recursos Educacionais Abertos (REA). Tal

ferramenta pode auxiliar na construção de vínculos entre

educadora/ educadores e suas educandas/ seus educandos,

da mesma forma em que tornar-se um condutor da apren-

dizagem, criando maneiras lúdicas e criativas do ensino.

De acordo com Torres e demais autoras (2017), os recursos

educacionais abertos possuem um dinâmica que envolva

elementos acadêmicos, político e social. As autoras apon-

tam que os REA auxiliam “aos estudantes e aos docentes a

melhoria do desempenho e a oferta de propostas didático-

-pedagógicas capazes de reduzir a inadequação do mode-

lo tradicional, que tem suas matrizes estanques e sólidas”

(TORRES. ET ALL, 2017 p. 1539).

Nesta perspectiva, este texto tem como objetivo apre-

sentar e demonstrar entre as diferentes ferramentas de en-

sino que o REA pode promover um ensino através da ludi-

cidade, isto é, criar formas de aprendizado divertidas e que

contemplem o conteúdo programático de qualquer disci-

plina e em qualquer fase educacional. Em nosso caso de-

monstraremos como os jogos educativos podem ser recur-

sos educacionais abertos que exploram a relação do local,

fortalecendo dessa forma a identidade do educando.

Acreditamos que a criação de um REA para ser apli-

cado a uma disciplina deve ser concebida de forma dinâmi-

ca e criativa. O recurso em questão foi desenvolvido como

tecnologia criativa para a componente curricular “Comuni-

cação, Educação e Tecnologias”

4

do curso de Pedagogia do

Centro de Ensino Superior Riograndense - CESURG, tendo

em vista a importância da construção e compartilhamento

do conhecimento através de uma mídia educativa, não mas-

siva e inclusiva. A ideia de concepção do REA surge atra-

vés dos preceitos da Educomunicação. Compreendemos a

Educomunicação como uma interface da Comunicação e da

Educomunicação, na qual somos capazes de (des)construir

4

Os recursos educacionais abertos desenvolvidos na componente curri-

cular em questão estarão disponíveis para acesso e download a partir do

segundo semestre de 2018. No blog do curso de pedagogia do CESURG.

<http://pedagogiacesurg.wordpress.com>

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