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2014

EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Freire compara que um mundo plano, atemporal e ho-

rizontal só seria compatível à vida animal, mas incompatível

à existência humana. Pois o animal se adapta, enquanto o

ser humano

integra-se ao contexto, podendo nele intervir e

transformá-lo.

Por isso as mulheres e homens contam sua

história, falam de suas vidas e falam das outras formas de

vida, fazem e refazem a história. “Se a comunicação e a in-

tercomunicação são processos que se verificam

na vida

so-

bre o

suporte

, na experiência

existencial

que se dá no mun-

do, ganham uma conotação demasiado especial” (FREIRE,

2013, p. 31-32). Uma vez que para ele, é na comunicação e

na intercomunicação que desenvolvemos nossa compreen-

são do mundo.

Atuar, refletir, avaliar, programar, investigar, trans-

formar são especificidades dos seres humanos

no

e

com

o

mundo.

A

vida

vai virando

existência

e o suporte mundo

quando a consciência de mim,

emergindo, já se acha em relação dialética com o

mundo, independentemente do que se diga dela

posteriormente na perspectiva subjetivista ou obje-

tivista mecanicista. (FREIRE, 2013, p. 33-34).

É dialogando, por meio das experiências que nos

constituímos sujeitos de nossas histórias. Enquanto educa-

doras e educadores comprometidos com as transformações

da sociedade, precisamos encontrar formas te melhor inte-

ragir e nos comunicar, pois é na comunicação e pela lingua-

gem que nos compreendemos e nos constituímos, nos fize-

mos mulheres e homens e construímos a história de nosso

tempo. Freire já assinala a historicização enquanto elemento

basilar da vida e da trajetória humana. É ela que marca nos-

sos caminhos e significa nosso viver enquanto sujeitos de

nossas escolhas.

A FOTOGRAFIA COMO MEMÓRIA: O USO DO

SMARTPHONE

PARA FINS DIDÁTICOS-PEDAGÓGICOS

No contexto educacional contemporâneo existe uma

gama de recursos tecnológicos que podem ser apropriados