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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

2007

EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO

olhares já pré-estabelecidos nas sociedades das quais per-

tencemos, seja no meio urbano ou no rural, a educomunica-

ção pode nos auxilia a ter visões de um mundo em constan-

te transformação. Nos apropriamos e construímos nossas

leituras do nosso local a partir de uma ideia particularmente

permeada pela nossa cultura.

Podemos ressaltar a ideia elaborada por Soares (2006),

na qual a educomunicação nos é apresentada como um

neologismo, composta pela soma das áreas para a ideali-

zação de um novo campo no qual as ideias fluem em de-

trimento de uma edificação do saber proporcionado não

somente pelo educador, mas pelos olhares do educando. A

EDU (educação) mais a COMUNI (Comunicação), constroem

o elemento de formação, o elemento central do aprendiza-

do do educando que é a AÇÃO. São essa permeada pelos

saberes das áreas aliados a cultura local do sujeito e das

transformações de sua época.

Nossa ideia foi criar um jogo que fomentasse a cultu-

ra local a partir do território gaúcho, podendo ser utilizado

em diferentes áreas do conhecimento desde que adaptado

pelos educadores e seus educandos. A ideia é que os es-

tudantes tenham essa experiência de vivenciar a produção.

O envolvimento proporcionado pelas atividades educomu-

nicativas proporcionam as educandas / os educandos um

envolvimento na construção do próprio aprendizado. Nosso

tabuleiro foi pensado inicialmente com perguntas de geo-

grafia abordando os principais pontos turísticos do Estado

do Rio Grande do Sul. Para tanto, criou-se o tabuleiro por

meio de materiais recicláveis que possibilitasse o transpor-

te e manuseio das crianças para além da sala de aula. Para

a criação do jogo foi necessário analisar a faixa etária da

turma que se iria aplicar o REA, realizado esta primeira aná-

lise partiu-se para a construção das regras do jogo, ou seja,

foram feitos questionamentos de pergunta e resposta para

estimular o aprendizado dos alunos e a interação entre eles.

Desta forma, criou-se regras para que o jogo fosse divertido

e de acesso a todas as crianças da turma. Para melhor apro-