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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1887

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

pode tudo, conforme Freire, alguma coisa pode ser viabili-

zada pela educação.

O artigo emerge de uma pesquisa de Iniciação Cien-

tífica, de caráter teórico-qualitativo, intitulada “Concepções

de educação, escola pública e educador/professor na pers-

pectiva de Florestan Fernandes”, que tem por objetivo de-

senvolver um estudo sobre a concepção de escola públi-

ca e de educador/professor na perspectiva do sociólogo e

educador Florestan Fernandes, tendo no horizonte a busca

da qualificação e democratização da educação brasileira. O

mesmo se fundamenta em leituras e discussões acerca das

principais obras e ideias de Fernandes, em consonância com

pensadores críticos como Paulo Freire.

Na prática, a construção do texto fundamenta-se na

compreensão de que Fernandes e Freire são representantes

do pensamento crítico de resistência às práticas político-

-pedagógicas autoritárias e antidemocráticas. Sendo assim,

justiça-se as razões para explicitar as contribuições de um

e de outro em relação ao processo de democratização da

educação brasileira.

EDUCAÇÃO PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL:

APROXIMAÇÕES ENTRE PAULO FREIRE E FLORESTAN

FERNANDES

O campo da educação, em especial na atualidade

quando se tornou um espaço de disputa ideológica cada vez

mais acirrado, necessita que os tencionamentos inerentes

a ação educativa, sejam desvelados em seus fundamentos

epistemológicos, a partir de pensadores clássicos. Acredita-

mos que o estudo das obras de intelectuais que se debruça-

ram sobre os dilemas e desafios da educação brasileira para

compreender as complexas tramas, tanto explícitas quanto

implícitas, envoltas no fazer pedagógico/educacional.

Nesse viés, Paulo Freire e Florestan Fernandes se apre-

sentam como referências significativas para tal estudo, uma

vez que seus respectivos legados oferecem um aporte para

compreender e discutir problemas nas instituições educa-