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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1893

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

tudo isso grávida de preferências políticas, éticas,

estéticas, urbanísticas e ecológicas de quem o faz.

Não há possibilidade de um discurso só sobre os

diferentes aspectos do tema. Um discurso que

agrade, em termos absolutos, a gregos e troianos.

(2001, p.11).

Entretanto, quando a escola se posiciona de forma

indiferente em relação ao contexto que a cerca, deixa de

engendrar mudanças urgentes que nem mesmo são perce-

bidas por esta, pois a instituição não se aproxima dos pro-

blemas sociais. Esta inércia anula qualquer possibilidade de

transformação, o que, por sua vez, acarreta na conservação

de modelos que, para a sociedade atual, já se tornam insu-

ficientes para abranger a totalidade do homem na contem-

poraneidade. Na visão de Fernandes,

a escola divorciada do ambiente, neutra diante dos

problemas sociais e dos dilemas morais do homem,

incapaz de integrar-se no ritmo de uma ‘civilização

em mudança’, só pode atuar como um foco de con-

servantismo sócio-cultural. (1966, p.81).

Nessa perspectiva, é necessário que, especialmente os

educadores, compreendam o papel da escola na sociedade,

como também as influências dessa na instituição escolar,

considerando que, como já elucidado, “o professor trabalha

a favor de alguma coisa e contra alguma coisa”, conforme

Freire (1986, p.34). Esta compreensão é fundamental para

que os docentes tenham a consciência da importância das

repercussões de seu trabalho e de suas consequências para

a sociedade, com vistas a repensar e planejar ações em prol

de objetivos claros.

Esta postura crítica do professorado é determinante

em sua profissão e impede a manipulação dos educadores

em favor de interesses conservadores, que pregam a manu-

tenção de regimes de desigualdade. Daí a importância de o

professor se reconhecer enquanto cidadão e, então, estar

ciente de sua responsabilidade social. Nesse sentido, Fer-

nandes assevera que, muitas vezes,