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1882

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

perar que a classe dominante desenvolvesse uma forma de

educação que efetivasse uma educação à classe dominada

considerando a capacidade de perceber criticamente as in-

justiças socais.

A complexificação social vigente acolhe situações

humanas mal (ou não) resolvidas, pelo passar do tempo e,

que aprofundam a estratificação da condição do indivíduos.

Exemplo disso está na lacuna histórica do analfabetismo

brasileiro que, no momento, atinge cerca de 11,8 milhões

de analfabetos. Segundo os dados do Instituto Brasileiro de

Geografia e Estatística-IBGE a parcela representa 7,2% da

população brasileira, incluindo cidadãos desde os 15 anos

de idade. Nestes índices inserem-se, com maior concentra-

ção, as pessoas de faixa etária a partir dos 60 anos ou mais,

onde o indicador ultrapassa os 20%. Este fato traz à tona

uma questão atual, mas inserida na estruturação histórica da

educação do país, reafirmada no depoimento de um relato

de vida:

Uma pessoa [...] com 84 anos de idade, não fre-

quentou a escola porque seus pais não permitiram,

tornando-se analfabeta. Relata que as dificuldades

que enfrenta são por não saber ler e escrever, ter

que depender sempre de alguém e não poder ir ao

banco. Tem vontade de aprender a ler e escrever

em função de fazer muita falta nos dias de hoje,

mas falta-lhe apoio e coragem considerando que

não conseguiria mais acompanhar as aulas. Su-

gere que todos devam estudar e correr atrás dos

seus objetivos pois, sabe a falta que faz. (SILVEIRA;

LAUER, 2018. p. 03).

O relato de vida identifica o que Paulo Freire postu-

la ser o conhecimento pela

palavra

a chave para abrir as

porta da transformação do sujeito e do empoderamento

da experiência de vida de cada aluno: uma educação para

emancipar, que não abandone os indivíduos presos no mes-

mo lugar, que os liberte e torne capazes de compreender o

mundo sentindo-se parte dele pela

palavra

. Hoje, mais do

que nunca,

a palavra

torna-se fundamental para estar in-