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1886

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

contexto brasileiro atual, que requer a busca de alternati-

vas para a superação das mazelas históricas que assolam

especialmente a área da educação no Brasil e impedem a

evolução social.

Palavras-chave:

Florestan Fernandes. Paulo Freire. Educa-

ção. Transformação Social.

INTRODUÇÃO

No cenário que se apresenta no Brasil, urge a busca

por caminhos alternativos que requerem transformações,

alicerçados em visões críticas e fundamentadas no campo

teórico que apontam na perspectiva de uma sociedade me-

nos desigual. Nessa ótica, a educação, enquanto possível

mediação tanto de transformação e para alienação, requer

uma análise mais aprofundada para explicitar seu papel po-

lítico-pedagógico nesse processo.

Nesse sentido, é imprescindível repensar contribui-

ções acerca do tema, a partir de estudiosos que tiveram por

preocupação a análise dos dilemas e desafios do contexto

brasileiro. Por isso entende-se que Florestan Fernandes e

Paulo Freire oferecem substantivo legado político-pedagó-

gico para a presente análise.

Neste artigo, visa-se trazer possíveis aproximações de

dois grandes educadores com significativa repercussão na-

cional e internacional no campo educacional, considerando

suas pesquisas sobre temas e problemas da realidade bra-

sileira bem como sua inserção no meio social e político da

vida nacional.

A reflexão em torno do significado teórico-prático de

Fernandes e Freire no momento atual se justifica no sentido

de repensar o já pensado (Fernandes, 1966) com vistas à

identificação e análise das mazelas da educação brasileira

para pensar a cerca de possíveis avanços no campo demo-

crático popular. Tudo isso, com vistas à melhoria da quali-

dade da educação, e potencializar as necessárias transfor-

mações sociais na contemporaneidade. Se a educação não