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1892

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

alienar as massas, que passam a tratar qualquer situação a

sua volta com naturalidade, e, pode-se dizer, ignorância, por

não ter seu senso crítico desenvolvido.

Neste molde educacional, a escola não é capaz de

promover mudanças expressivas, se limitando a concepções

antigas e obsoletas. Esta se caracteriza como tradicional por

que suas ações não se voltam ao atendimento das deman-

das da população que atende. Perante este contexto, a edu-

cação “não pode funcionar como um fator de mudança e

de inovação, porque ela própria está organizada para ser

um foco de estabilidade social e de retenção do passado no

presente”. (FERNANDES, 1966, p.81).

Nessa ótica, pode-se compreender a capacidade da

escola enquanto disseminadora de determinados ideais.

Sobre isso, Freire e Fernandes salientaram com clareza, em

seus estudos, que existe um elo profundamente acentuado

entre política e educação. Neste caso, não se trata da po-

lítica relacionada a partidos políticos – a partidária - mas

das intencionalidades que permeiam as ações e decisões

tomadas na escola. Assim, “(...) a escola tanto pode ser um

fator de progresso como um instrumento de opressão.

Tudo depende do uso que a sociedade fizer dela, como

instituição social e como fôrça cultural.” (FERNANDES, 1966,

p. 612).

Tais condições pressupõem que a instituição educati-

va não é neutra. Isto quer dizer que mesmo na tomada de

decisão ou mesmo na isenção/omissão desta, quando diz

não tomar nenhum

lado

para si, mesmo assim, mostra ex-

pressivamente sua intenção e suas concepções de homem,

educação, sociedade e mundo. Sendo assim, toda e qual-

quer escolha da escola explicita seus objetivos e prioridades.

No plano do discurso, esta consideração também é válida.

Segundo Freire,

o discurso sobre o enunciado que, ao desvelá-la,

destrinça ou esmiúça a sua significação mais íntima,

expressa ou explícita a compreensão do mundo, a

opção política, a posição pedagógica, a inteligência

da vida na cidade, o sonho em torno desta vida,