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1830

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

É necessário transpormos as barreiras que se apresen-

tam diante de nós e aceitarmos o desafio pela defesa de

uma educação humanizadora e não meramente tecnicista,

mecânica, desumanizadora. Ser esperançoso nesse sentido,

não se toma o significado de inocente ou fantasioso e sim,

uma postura de busca por melhorias em que as possibili-

dades das práticas pedagógicas não sejam limitadas e se

acomodem com o passar dos anos de profissão, mantendo

sempre uma porta entreaberta de possibilidades como uma

construção inacabada, porém estimuladora de mudanças,

da realização de utopias diárias em sala de aula.

REFERÊNCIAS

ALBORNOZ; Suzana G.

Ética e Utopia:

ensaio sobre Ernst Blo-

ch

.

Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2006.

BLOCH, Ernst.

O Princípio Esperança (Vol. I)

.

Rio de Janeiro:

Editora Contraponto, 2005.

FREIRE; Paulo.

Educação como prática da Liberdade

.

Paz e

Terra: Rio de Janeiro, 1974.

______.

Pedagogia do oprimido

.

Paz e Terra: São Paulo, 2013

MISOCZKY, M. C. A.; MORAES, J.; FLORES, R.K. Bloch, Gramsci

e Paulo Freire: referências fundamentais para atos de

denúncia e do anúncio

.

In:

Cadernos EBAPE

, v.7, nº 3,

Rio de Janeiro, 2009.

NETO, E.S. Esperança, utopia e resistência na formação e

pratica de educadores no contexto neoliberal

.

In:

Re-

vista de Educação do Cogeime

, p.53-62, ano 13, nº

24, 2004.